A dermatite atópica é uma patologia muito comum na infância. Frequentemente está associada à asma e/ou rinite alérgica. Apresenta um curso crônico, com períodos de crise e acalmia. As lesões de pele apresentam vermelhidão e descamação em graus diversos. A coceira também é variável.
O paciente atópico tem uma reatividade da pele anômala. Isso se deve a fatores genéticos, mecanismos imunológicos e não imunológicos.
O ressecamento da pele é um fator constante nos atópicos, pois estes possuem menor proteção cutânea natural. Alguns cuidados como evitar banhos quentes e uso excessivo de sabonetes ajudam no controle, assim como o uso frequente de hidratantes.
Com o avançar da idade há tendência de melhora e até mesmo resolução do quadro de atopia, mas em alguns casos, a dermatite atópica pode permanecer durante a vida adulta.
O acompanhamento desses pacientes é muito importante, pois existem formas de controlar as crises agudas, e instituindo tratamento correto, reduzir o número, a intensidade e duração dessas crises.